SERVIÇO SOCIAL DO COLEGIO OLIVETANO
O Serviço Social do Colégio Olivetano tem por objetivos gerais viabilizar a promoção do acesso à comunidade escolar; o atendimento social visando o protagonismo e autonomia dos usuários, por meio de ações de proteção social.
Objetivos específicos do Serviço Social
- Ofertar ações de proteção social que viabilize a promoção do protagonismo, a participação cidadã e veicular o acesso a ações socioeducativa e de mobilização social para a construção de estratégias coletivas;
- Estimular a difusão do protagonismo e da autonomia dos alunos e suas famílias, estruturado por ações de proteção social, além do acesso a vida escolar;
- Atuação em grupos com foco no fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de atitudes e habilidades para a inserção na vida escolar;
- Visa contemplar o aluno, estabelecido na abrangência territorial da comunidade local, pelo acesso e permanência na escola cuja premissa da instituição de Ensino está pautada em ofertar ensino de qualidade;
O Serviço Social do Colégio Olivetano promove o acesso e inclusão de crianças e adolescentes no “Programa de Bolsa de Estudos” organizando os procedimentos em atendimento às exigências de manutenção de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).
O Serviço Social contribui com orientação técnica e atendimento social, sempre que solicitado, frente a casos que envolvam questões disciplinares e de proteção estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comunicando órgãos de proteção em situações de maus tratos.
Do Atendimento/Encaminhamento Social
Os atendimentos individuais ou em grupo são realizados de acordo a demanda, e conforme necessidades os alunos e famílias são encaminhados aos recursos e serviços da comunidade, colaborando para a efetivação de direitos.
Da Visita Domiciliar
A visita domiciliar permite classificar situações, considerar o caso com particularidade dentro do contexto sociocultural, das relações familiares e sociais bem como complementar dados.
Da Entrevista
Para entrevista pessoal com os pais ou responsáveis são utilizadas e integradas entre si técnicas avaliativas de catarse de apoio, explicativa e reflexiva, bem como de observação sensível.